Seguidores

sábado, 8 de outubro de 2016

AULAS CRIATIVAS PARA A ESCOLA DOMINICAL

AULAS CRIATIVAS PARA ESCOLA DOMINICAL
MATEUS 28.19-20

ENSINAR NÃO FOI UM PEDIDO FOI UMA ORDEM!

JESUS NÃO DISSE: SE VOCÊ QUISER, SE LEVAR JEITO, SE TIVER TEMPO, SE GOSTAR... A ultima ordem de Jesus deveria ser nossa primeira ocupação.

O ‘ide’ é para todos. E toda criatura, inclui as crianças. (marcos 16.15)

Nem todos serão professores de escolinha, mas todos tem que evangelizar e mais cedo ou mais tarde haverá crianças no seu caminho esperando para ouvir sobre o amor de Deus...


MARCOS 10.13-14

‘DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS E NÃO OS IMPEÇAIS’ SABE O QUE ACHO MAIS INTERESSANTE? É QUE QUEM OS IMPEDIAM ERAM OS PRÓPRIOS DISCÍPULOS...

Hoje não tem sido diferente em muitas igrejas. O mundo lá fora e até muitas seitas já descobriram nas crianças um campo fértil! Mas nós as temos afastado de Jesus.


QUANDO?
Quando não lhes damos valor. Quando nossa escolinha é feia, suja, desorganizada, com lixo que chamamos de brinquedos,quando não há professores preparados,quando não há pregação ou ensino verdadeiro. só o velho: você finge que ensina e eu finjo que aprendo...

Por exemplo: se sou professora de piano, dou aula por um ano, mas quando meu aluno vai se apresentar não toca nada, é porque não aprendeu... Logo não houve nenhum ensino! Só terei realmente ensinado se houver aprendizado, caso contrario não ensinei, só tentei... (ou nem isso)



MUITOS SÃO LIGEIROS EM APONTAR PROBLEMAS( MAS NÃO AS CAUSAS...)

*as crianças não prestam atenção

*faltam muito

*não param de falar

*não obedecem

*não me entendem

*e por ai vai...


MAS PENSE UM POUCO NA VISÃO DO ALUNO(e seja sincero)

Você assistiria uma aula sua? Como tem sido suas aulas?Aquela maravilhosa mesmice de todo dia... sempre na mesma ordem, no mesmo tom de voz;cheia de palavras tão difíceis que até facilita a gente de não entender, monótona, repetitiva...

SOLUÇÃO:


Mesmice se vence com criatividade!!! PORQUE VOCÊ NÃO IRÁ CONSEGUIR RESULTADOS DIFERENTES FAZENDO A MESMA COISA! ENTÃO MUDE!! Ache um jeito novo de falar do mesmo assunto. ache uma maneira criativa de contar a mesma historia...

IDEIAS

Nunca gostei quando me dizem que tenho que fazer algo, mas não me dizem ‘como’. O que adianta uma pessoa ir ao médico,ter o problema diagnosticado mas sair sem a receita? Então vou dividir com vocês o que tem dado resultados. coisas que podem ser usadas em qualquer aula e sobre qualquer assunto e são simples de se fazer...


Quando vamos falar com crianças a primeira coisa de que precisamos é ganhar sua atenção inicial, senão a aula estará perdida.

Diferente dos adultos elas são comunicativas, todas se conhecem, e quando não, fazem questão de se conhecer e saber das novidades, por isso é preciso fazer algo que desperte sua atenção para nós...


*USANDO OBJETOS:

–numa sala lotada ao iniciar a aula abri uma sombrinha e coloquei na cabeça. Pronto! Todos estavam olhando pra mim... mas é claro que tinha haver com o assunto. Perguntei pra que servia:’pra se proteger da chuva tia!’ Ai, como sou cheia de histórias, contei uma minha: ”quando eu era pequena, voltava da escola e o céu escureceu como noite! Eu via meu ponto de ônibus e pensei em correr até lá, mas é claro que como sempre não deu tempo e cheguei lá ensopada... quando abri a bolsa pra pagar, qual minha surpresa? Eu tinha um guarda chuva! Fiquei com tanto medo de me molhar que esqueci que estava comigo... às vezes fazemos assim com Deus, na hora do medo esquecemos que Ele está conosco... sempre pronto para nos proteger” (Isaias 43.1).

Cada um escreveu seu medo num papel, oramos e rasgaram na lixeira. (leia antes ,tem coisa que não é medo, mas caso de polícia)

Você pode usar qualquer objeto, desde que tenha haver com a aula. outro exemplo:use escova de dente,toalha de banho,pente...pergunte quem usa isso,e se é só no domingo...fale sobre que se santificar também é todo dia

Enfim, use objetos...


*PERGUNTAS CURIOSAS:

‘ quem aqui já foi pescar?’, ’quem sabe o que tenho aqui nesta caixa?’, ’quem sabe pra quê isto serve?’, ’quem já usou isso?’ Eles são curiosos e gostam de dar respostas... isso desperta o interesse.(como já disse antes, tem que ser de acordo com o que for ensinar senão de nada serve)


*MUDANDO A SALA:

- isso cria a expectativa de “o que será que vai acontecer aqui?” Mude a frente com o fundo, faça um círculo de cadeiras, deixe só um tapete, mas lembre-se! Eles esperam algo novo, então não os decepcione!!!

*MUDANDO A ORDEM DOS ACONTECIMENTOS:

de vez em quando mude um pouco, dê coisas fora da programação, mude a hora da oferta com a da atividade,a hora da historia com o louvor...


*USANDO ILUSTRAÇÕES:

toda criança gosta de uma boa historia. ela é um dos meios mais eficientes de ensino, o método que Jesus, o maior mestre,usava ao ensinar. Conte histórias que ajudem as crianças a entender melhor o assunto, ou historias sobre quando você era pequeno...


*COMPLETE A FRASE:

coloque parte da palavra na lousa, pode ser o nome do personagem, da história, do assunto; e ao começar a aula pergunte quem sabe completar, vá dando dicas: ZA... ele era baixinho,queria ver Jesus, subiu em uma arvore, etc. (Zaqueu)


*AVALIANDO:

escreva algo na lousa para responderem na entrada: ’Jesus pra mim é... ’e deixe cada um escrever o que pensa, assim você vai saber o que eles tem aprendido.


*MÚSICAS:

escolha ‘uma’ sobre o que você vai ensinar, deixe-os ouvir (ou assistir no dvd) depois peça para escreverem ou desenharem o que entenderam. você também pode entregar a letra por escrito ou escrever na lousa.


*VÍDEO:

mas não use o vídeo como pretexto para não dar aula e não se preparar. Não vá colocar de uma só vez toda coleção do midinho...escolha sempre ‘um’só tema para não confundir a criança, e assista “antes” delas , prepare uma atividade, sempre de acordo, se preciso dê pausas para explicações...lembre-se que não fomos chamados para distrai-las, mas para ‘ensiná-las!” (também existem dvd‘s do autor Max Lucado com desenhos infantis, como: você é especial e se eu tivesse um nariz verde, entre outros, são muito bons.)


*VISUAIS:

mesmo com os maiores isso chama a atenção, desenhe partes da historia e vá colando ou mostrando enquanto conta. Faça-as em formatos diferentes, redondos, triângulos...


*COLOCANDO EM PRATICA:

dê algo para ‘fazerem’ dê acordo com o que aprenderam. Por exemplo: quando ensinei sobre evangelismo, fiz um cartaz sobre o assunto, colei fig. Mostrando formas de evangelizar, e dei a eles folhetos de evangelismo infantil (existe há muito tempo e eu nem sabia, você pode criar até um carimbo p/ eles mesmos carimbarem) ou cartões mig-meg convite. Isso os deixou muito motivados!

Evangelizaram mesmo! trouxeram muitas pessoas, e me contaram tudo que aconteceu... (mas lembre-se de insistir que não conversem nunca com estranhos sem a presença de seus pais ou responsáveis! o mundo é perigoso, é preciso vigiar!)

Diga para convidarem seus amiguinhos da vizinhança, da escola, seus primos, pais, avós, tios...e estranhos só quando acompanhados por responsáveis.

O método mais eficaz de evangelizar crianças é deixando a própria criança fazer isso, ninguém traz mais crianças pra igreja que a própria criança... (eu confirmei isso)

Bom, continuando, quando falar de intercessão, ensine-as deixando fazerem pedidos por algo ou alguém e orem com os pedidos.

...Procure dar alguma coisa para elas fazerem de acordo com aquilo que você ensinou...


*MURAL :

faça murais junto com eles, escolha um tema, por exemplo: tipos de oração. Em cima a frase:

-‘quero te ver na igreja’ ensine sobre intercessão e eles desenham alguém que gostariam que se convertesse.

-‘Deus me perdoe por... ’ Ensine sobre arrependimento e eles fazem um envelope, decoram com recortes, lantejoula, etc. depois escrevem dentro pelo que pedem perdão e fecham o envelope, só à tia vai ler. Cada um cola o seu no mural...

-‘agradeço a Deus por... ’Ensine sobre agradecimento, eles fazem desenhos, colam no mural e depois todos o decoram, os meninos fazem joaninhas, as meninas flores e borboletas e juntos todos vão trabalhando e dando suas idéias.(existem mais tipos de oração e uma infinidade de temas...)


Fonte:http://www.idagospel.com

2 comentários: