Seguidores

sábado, 29 de novembro de 2014

CENÁRIO NA CAIXA DE PAPELÃO DA GALINHA DOURADA( A ESCOLHA DE DOURADA)

FIZ ESTE CENÁRIO PARA  CONTAR A HISTÓRIA DA GALINHA DOURADA.
USEI UMA CAIXA DE PAPELÃO.
NO VERSO DA GALINHA FIZ UM BOLSO PARA ESCONDER OS PINTINHOS. 
A COBRA USEI UMA QUE JÁ TINHA USADO NA HISTÓRIA BÍBLICA DE MOISÉS.
PEGUEM O TEXTO AQUI NO CANTINHO:


















VISUAIS DO VERSÍCULO BÍBLICO ÊXODO 15:2A

VISUAIS DO VERSÍCULO BÍBLICO ÊXODO 15:2A.
FIZ SILHUETAS  DE EVA DA NOTA MUSICAL, FORÇA E CRUZ, E COLEI NO PALITO DE CHURRASCO.


CARTAZ DO VERSÍCULO BÍBLICO VISUALIZADO PROVÉRBIOS 14:12

CARTAZ DO VERSÍCULO BÍBLICO VISUALIZADO PROVÉRBIOS 14:12.


quinta-feira, 20 de novembro de 2014

LEMBRANCINHA PARA CULTO INFANTIL

FIZ ESTAS LEMBRANCINHAS PARA O PRIMEIRO DIA DE CULTO INFANTIL EM UMA CONGREGAÇÃO FORA DA CIDADE.
SÃO FLORES FEITAS DE EVA COM PIRULITO.





quarta-feira, 19 de novembro de 2014

IDEIA DE COMO TER UMA AULA MAIS DINAMICA

Sua aula mais dinâmica
COMO TER UMA AULA MAIS DINÂMICA!

Decida um formato.
É necessário ter um pouco de rotina: ajuda as crianças a se sentirem à vontade e anteciparem o que vem depois. Mas, você não precisa ser rígido, nem fazer exatamente a mesma coisa todas as aulas. Varie as brincadeiras, músicas, tenha datas especiais com uma estrutura de atividades completamente diferente.

Por exemplo, o seu formato básico poderia ser assim:
Cumprimentos: diga "Bom Dia! Olá! Como vai?". Cumprimente cada criança pelo nome, sorria, demonstre prazer em recebê-las.
Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de cada criança dizer 'presente', para cada dia você terá um tema "hoje quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor favorita".
Ou você pode ter um quadro onde cada um cola um adesivo ao chegar.

Música: intercale cantos conhecidos com outros novos (se você só usa cantos novos, as crianças se sentem frustradas; se você só usa os mesmos, fica cansativo. Intercalar cantos que conhecidos com um ou dois novos, é mais interativo).

Oração: é importante que as crianças se habituem a orar. Alterne: as vezes um adulto ora; às vezes uma ou mais crianças oram. Faça orações em círculo, de mãos dadas; individuais, cada um na sua; em silêncio ou em voz alta.

Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira, uma conversa... Mostre algum objeto que irá aparecer na história, pergunte sobre as experiências das crianças sobre o tema da história (por ex.: quem já foi pescar? no dia em que você vai falar da pesca maravilhosa)

Tema: pode ser por dia ou pode ser um tema por mês/bimestre com várias histórias e atividades interligadas. É muito importante que você escolha uma forma apenas para apresentar o tema: Conte a história ou faça um jogo ou dinâmica, etc... Depois que você apresentar o tema, dê uma chance as crianças de responderem, assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo. Isso pode ser uma conversa ou como descrito abaixo.

Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê oportunidade às crianças para que recontem a história nas suas próprias palavras ou de que respondam ao tema com expressão artística. Veja mais sobre isso nas Dicas "Como lidar com atividades artísticas" ou nos Trabalhos Manuais.

Encerramento: com oração, bênção e envio. Você precisa terminar o dia; é muito importante dar um fim claro às atividades, demonstra respeito, não só a Deus e às atividades que você preparou como às crianças.

Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. É neste momento que você conversa com os pais, diz a eles o que os filhos fizeram durante o dia, elogia um bom comportamento e a participação. Dê uma atenção também as crianças, diga que você gostou que elas vieram e que gostaria de vê-los novamente no próximo domingo. Quem sabe algumas vezes você prepara um suco com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das famílias.
Varie!

- Faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos outros;
-Traga instrumentos musicais para as crianças acompanharem o canto (chocalhos, triângulos e coquinhos todos podem usar);
- Traga um CD com o playback das músicas ou com a história do dia;
-: Conte a história: usando fantoches; usando flanelógrafo; usando objetos; usando livro; outra só com a sua voz e gestos.
-: Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou com os pais e avós para contar a história);
-: Não conte história alguma: faça uma dinâmica de grupo ou brincadeira que leve as crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o texto bíblico quer dizer (isso funciona melhor com crianças acima dos 8 anos);
-: Promova uma festa, talvez com os pais junto. (fizeram recentemente uma Noite do Pijama na minha comunidade e as crianças vieram para uma atividade no fim da tarde de sábado; dormiram em sacos de dormir e colchonetes no salão comunitário, com alguns pais e voluntários para tomar conta; tomaram café da manhã lá mesmo e participaram do culto de domingo);
- Convide as crianças para orarem; Dê diretrizes: cada um vai falar 'obrigada por...' e depois 'Deus abençôe...');
Envolva as crianças na bênção: existem inúmeras cantigas simples e versinhos, como: "Deus te abençoe" - cada um coloca a mão sobre a cabeça do vizinho; "Deus te proteja" - cada um coloca a mão sobre os ombros do vizinho; "Deus te dê a paz" - as pessoas se abraçam (se estiver fazendo isto em círculo, é só passar o braço na cintura do vizinho e espremer o círculo em direção  ao centro).
- Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais difícil manter a atenção!) ou para a igreja, ou mesmo para a cozinha (desde que não esteja sendo usada para mais nada).

Vá com calma!
Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo dia. Escolha uma para cada encontro, ou escolha uma por mês para experimentar. Use aquelas que você gostar com mais frequência, mas não tenha medo de testar uma ou outra novidade.

Divida o trabalho
Faça um "banco de talentos" - descubra o que as pessoas gostam de fazer. No nosso grupo de professores, duas são excelentes músicas; outras duas são boas contadoras de histórias; uma terceira tem uma voz doce que sempre acalma aquela criança que está chorando e as mais jovens tem energia para correr e brincar! Faça um rodízio entre as pessoas; se você trabalha em duplas, tente alternar as duplas.
Descubra também outras pessoas que podem ajudar na comunidade. Um senhor da nossa igreja reformou as cadeiras pequenas e preparou uma mesa na altura certa. Um artesão poderia fazer um flanelógrafo (velcrômetro) ou um palco para fantoches; e outra pessoa poderia trazer e cuidar das plantas em frente às salas de aula.

Ore, ore, ore...
__________________________________________________ _________

IDEIAS CRIATIVAS NA EBD INFANTIL

IDEIAS SUPER CRIATIVAS PARA A SUA EBD .
 Fonte: http://www.escoladominical.net/, postada pela querida Rosimeire

AULA SOBRE PECADO/MEDO.

Leve cordas para sala de aula e peça a alguém com roupa preta (representando o inimigo) amarrar uma das crianças, depois (com roupa de super -  herói, mas escrito JESUS, vá até a criança e a desamarre.
Explique que Jesus nos livra das amarras do medo ou do pecado...


AULA SOBRE O MAR VERMELHO
Faça gelatina de morango ou framboesa ( a cor deve ser vermelha).
Faça os personagens com cartolina e cole em palitos de sorvete.
Conte a história usando os bonequinhos, na hora que o Mar Vermelho se abre, corte uma fatia da gelatina e faça os bonequinhos travessarem o Mar Vermelho, depois na hora em que os inimigos vão atravessar, coloque a fatia de gelatina de novo no lugar vazio e explique que os inimigos morreram afogados.
As crianças amaram, porque depois da história, todos comeram gelatina...


AULA SOBRE CASAMENTO
DECORAÇÃO: coloque as cadeiras da salinha divididas em duas fileiras, deixando um corredor no meio (como uma igreja na hora do casamento), pregue com durex TNT vermelho no meio do corredor, para fazer o tapete da noiva. Nas últimas cadeiras de cada fileira ela pregue com barbante TNT branco, para fechar o corredor e enfeitou com TNT vermelho, fazendo as voltinhas... Coloque balão vermelho ou branco espalhados pela sala.
NA ENTRADA DA SALA: ficará uma professora que entregará para cada menina um lacinho de fita para ela pregar no cabelo e para cada menino uma gravata-borboleta preta para ele colocar no pescoço (a gravata e o lacinho são feitos com EVA e amarra-se um elástico ou uma linguinha, para firmar). Essa professora deve explicar ás crianças que elas devem se arrumar, porque hoje  é dia de festa.
NA HORA DA HISTÓRIA: a professora que contará a história entrará na sala de aula usando um vestido branco e com um buque de flores na mão, e dirá frases como "Por que eu estou vestida assim? Que roupa é essa? Como eram os casamentos na época da Bíblia?" E a história será contada...
DEPOIS DA AULA: Servir brigadeiro para as crianças.


AULA SOBRE EVANGELISMO, MISSÕES
Escolha um dos modelos de carta anexados, compre envelopes, peças às crianças que elas dobrem a carta, coloquem no envelope e fechem o envelope com cola.
Saia com as crianças e coloque as cartas nas caixas de correio das pessoas que moram perto da igreja, podemos fazer isso enquanto os adultos ainda estão tendo aula...
Uma aula prática é muito mais emocionante...
Explique às crianças que elas também podem e DEVEM fazer missões


MASSINHA DE MODELAR - Deus nos molda
Usar a massinha de modelar para dizer que da mesma maneira que moldamos a massinha, Deus nos molda.
1.Ele nos criou.
2.Ele quer moldar a nossa vida e nos fazer vencedores, em Cristo Jesus; mas, para isto acontecer, precisamos obedecer a voz de Deus
Como um vaso nas mãos do oleiro
Jeremias 18.1-6 e 19:1, 10-11


MASSINHA DE MODELAR - não devemos tomar a forma do mundo
Usar a massa de modelar para dizer que não devemos tomar a forma do mundo, mas devemos fazer a vontade de Deus.
"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." (Rm 12, 2).


AULA SOBRE PROBLEMAS, ADVERSIDADES...
Leia o texto:
O BOLO
Às vezes nos perguntamos: "O que eu fiz pra merecer isso?", ou "Por que Deus tinha que fazer isso justo comigo?". Aqui vai uma belíssima explicação:
A filha dizia a sua Mãe como tudo ia errado. Ela não se saiu bem na prova de Matemática, o namorado resolveu terminar com ela e a sua melhor amiga estava de mudança para outra cidade. Enquanto isso, sua Mãe preparava um bolo e perguntou se a filha gostaria de um pedaço, e ela disse: - É claro mãe, eu adoro os seus bolos.
- Toma, um pouco de óleo de cozinha.
- Credo!
- Que tal então comer uns ovos crus?
- Que nojo, Mãe!
- Quer então um pouquinho de Farinha de Trigo ou Bicarbonato de Sódio?
- Mãe, isso não presta!
A Mãe então respondeu:
- É verdade, todas essas coisas parecem ruins sozinhas, mas quando as colocamos juntas, na medida certa, elas fazem um bolo delicioso! Deus trabalha do mesmo jeito. Às vezes a gente se pergunta por que Ele quis que nós passássemos por momentos difíceis, mas Deus, quando Ele põe todas essas coisas na ordem exata, elas sempre nos farão bem. A gente só precisa confiar n'Ele e todas essas coisas ruins se tornarão algo fantástico! Deus é louco por você. Ele te manda flores em todas as Primaveras e o nascer do Sol todas as manhãs. Sempre que você quiser conversar, Ele vai te ouvir. Ele pode viver em qualquer lugar do universo, e Ele escolheu o seu coração.


Sirva um pedaço de bolo para cada criança.

RECEITAS DE LANCHES PARA EBD INFANTIL, RECEITAS JUDAICAS



RECEITAS DE LANCHES PARA EBD INFANTIL, RECEITAS JUDAICAS.
 FONTE FORUM DA ESCOLA DOMINICAL NET.
POSTADA PELA ROSIMEIRE.





RECEITAS JUDAICAS



 Biscoitos achocolatado
 Ingredientes
1 copo de gordura vegetal
3/4 de copo de açúcar
3/4 de copo de açúcar mascavo
2 ovos
l colher (de chá) de açúcar vanile
2 l/2 copos de farinha de trigo
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (de chá) de sal
1 copo de nozes moídas ou picadas
1 1/2 copo de chocolate amargo picado

Preparo
Misture bem os ingredientes seguindo a ordem. Faça pequenas bolas e coloque-as na assadeira distanciadas e asse por dez minutos em forno quente.
 Biscoito de aveia I

Ingredientes
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (de chá) de sal
1 1/2 colher (de chá) de canela
2 xícaras (de chá) de aveia
1 xícara (de chá) de açúcar granulado (cristal)
4 xícaras (de chá) de açúcar mascavo
1 colher (de sopa) de casca de laranja ralada (opcional)
2 ovos
1 1/2 xícara (de chá) de açúcar vanile
1/3 de xícara (de chá) de suco de laranja
1 xícara (de chá) de uvas-passa
1 xícara (de chá) de chocolate ralado (opcional)
3/4 de xícara (de chá) de nozes raladas ou coco ralado (opcional)

Preparo
Misture a gordura vegetal, os açúcares e os ovos na batedeira em velocidade máxima por dois minutos. Desligue a batedeira. Adicione o suco de laranja e o restante dos ingredientes gradualmente, enquanto estiver batendo em velocidade baixa. Raspe os lados e o fundo da tigela com um espátula para que a massa fique bem misturada. Despeje às colheradas (de sopa) numa fôrma untada (ou deixe na geladeira por algumas horas.) Com a massa mais firme, faça pequenas bolas. Arrume-as em um tabuleiro untado e leve ao forno por doze minutos ou até dourar.
Variação
Use 3/4 de xícara (de chá) com bananas maduras amassadas em lugar do suco de laranja.

  Biscoito de aveia II

Ingredientes
1 copo de gordura vegetal
1 1/2 copo de açúcar
2 ovos
1/2 copo de suco de laranja
2 copos de farinha de trigo
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (de chá) de fermento em pó
1/2 colher (de chá) de canela
3 copos de aveia

Preparo
Misture bem todos os ingredientes pela ordem. Na assadeira, levemente untada, despeje às colheradas, distanciando-as uma das outras. Asse em forno quente por dez minutos.
Opcional
Acrescente 1 copo de uvas-passa e 1/2 copo de nozes picadas ou moídas.

  Barasé

Ingredientes
6 1/2 copos de farinha de trigo
500 g de gordura vegetal
2 ovos
1 copo e 3/4 de açúcar de confeiteiro
1 colher (de chá) de fermento em pó
1 colher (de chá) de baunilha

Preparo
Peneire a farinha, junte todos os ingredientes e amasse bem até a massa ficar macia e uniforme. Separe pequenos pedaços iguais e faça deles pequenas bolachas. Mergulhe-as no gergelim e coloque em fôrma forrada com papel alumínio. Asse em forno médio até dourar.
Rendimento: 150 unidades.

  Biscoito 1, 2, 3          índice
Ingredientes Molho
100 g de açúcar
200 g de margarina
300 g de farinha de trigo

Preparo
Misture tudo. Forme um rolo, corte-o em pedacinhos e amasse cada um com o garfo. Espalhe os biscoitos sobre uma fôrma untada, coloque por cima pedacinhos de goiabada e asse em forno pré-aquecido por dez minutos.

  Biscoitos de açúcar 

Ingredientes
3/4 copo de gordura vegetal
1 copo de açúcar
2 ovos
1 colher (de chá) de açúcar vanile ou suco de limão, ou uma combinação dos dois
3 copos de farinha de trigo
1 colher (de chá) de fermento em pó
1 colher (de chá) de sal

Preparo
Misture bem todos os ingredientes pela ordem da receita e congele a massa pelo menos por uma hora. Abra com o rolo e corte como desejar ou então faça pequenas bolas e amasse com o garfo para formar desenho. Coloque na assadeira não untada, distanciando-as. Polvilhe com açúcar se quiser.

  Biscoitos de amêndoas       

Ingredientes
5 ovos
1 k de farinha de trigo
1 1/2 copo de açúcar
3/4 de copo de óleo de milho ou de soja
2 colheres (de chá) de fermento em pó
1 xícara (de chá) de amêndoas

Preparo
Bata os ovos na batedeira e acrescente o açúcar. Junte o óleo, as amêndoas (moídas) e a farinha peneirada. Misture e amasse bem até ficar uniforme.
Divida a massa em duas partes em forma de filão e coloque numa assadeira forrada com papel manteiga e untada com óleo. Asse em forno alto. Depois de dourar, retire do forno, corte em fatias de 1 cm de largura. Recoloque na assadeira para dourar dos lados, em forno médio.
Rendimento: 100 unidades.
Nota
Pode-se substituir as amêndoas por nozes ou uvas- passa.

    Biscoitos de coco I

Ingredientes
1 pacote de maisena (400 g)
1 xícara (de chá) de gordura vegetal
1 1/2 copo de açúcar
1 colher (de sopa) de fermento em pó
2 ovos
1 garrafa pequena de leite de coco

Preparo
Misture tudo e amasse bem até conseguir uma boa consistência na massa. Faça bolinhas, arrume-as na assadeira untada e aperte com o garfo para achatá-las um pouco. Asse em forno moderado por 20 minutos.

  Biscoitos de côco II
Ingredientes
200 g de margarina.
200 g de coco ralado
4 colheres (de sopa) de açúcar
2 ovos
4 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de sopa) rasa de fermento em pó

Preparo
Amasse tudo. Abra com o rolo e corte os biscoitos em forma de meia-lua.
Asse em forno moderado por dez minutos. Ao tirar do forno, jogue açúcar por cima.


  Biscoitos de mel I

Ingredientes
6 ovos
1 copo de açúcar
1 copo de óleo
450 g de mel
7 copos de farinha de trigo
2 colheres (de chá) de bicarbonato de sódio

Preparo
Bata os ovos, o açúcar, o óleo, o mel de 5 a 7 minutos. Acrescente vagarosamente a farinha de trigo e o bicarbonato de sódio. Deixe ficar na geladeira durante a noite. Modele em bolinhas e achate-as com os dedos. Espalhe-as em assadeira polvilhada com farinha de trigo e asse em forno moderado de dez a quinze minutos.

Dica
Enfarinhe as mãos quando formar as bolinhas. Para dar aos biscoitos uma casca torradinha, salpique a misture de farinha de trigo e açúcar na mesa e role a massa nesta mistura.

  Biscoitos de mel II

Ingredientes
450 g de mel
2 copos de açúcar
6 ovos
250 g de gordura vegetal
7 copos de farinha de trigo
1/2 colher (de chá) de: canela, de fermento em pó
de bicarbonato de sódio e cacau em pó

Preparo
Misture todos os ingredientes, forme bolinhas e amasse-as com o garfo para ficar mais bonitinhas, colocando-as em um tabuleiro não untado e asse em forno moderado por quinze a vinte minutos.

  Biscoitos de sementes de papoula

Costuma-se comer em Purim, recordando a rainha Ester que se alimentava de sementes de papoula, no palácio, para não comer a comida não Casher do rei Achashverosh.

Ingredientes
3 ovos
1 copo de açúcar
3/4 copo de óleo
l laranja ( suco e casca ralada)
4 copos de farinha de trigo
2 colheres (de chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/4 copo de semente de papoula

Preparo
Bata os ovos, o açúcar, o óleo, acrescente a laranja e os ingredientes secos, amassando bem. Abra a massa com o rolo, corte no formato que desejar.
Coloque em assadeira levemente untada e leve ao forno por dez minutos aproximadamente.

    Biscoitos de gergelim         índice

Ingredientes
250 g de margarina
1/2 xícara (de chá) de suco de laranja
1/2 xícara (de chá) de açúcar
1 gema
3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de chá) de fermento em pó
1 colher (de chá) de suco de limão
1 colher de chá de açúcar vanile
1 laranja (raspa)

Preparo
Misture os primeiros 4 ingredientes e junte o restante.
Amasse tudo levemente. Abra com o rolo e forme bolachinhas com as borda de um copo.Pincele com 1 gema e polvilhe com gergelim. Asse em forno moderado por dez a quinze minutos.

  Biscoitos simples

Ingredientes
1 copo de gordura vegetal
1/2 copo de açúcar
1/2 copo de açúcar mascavo
2 ovos
3 copos de farinha de trigo
1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (de chá) de sal
2 colheres (de chá) de canela em pó ou de açúcar vanile

Preparo
Misture bem todos os ingredientes obedecendo a ordem da receita.
Faça rolos de 4 cm de diâmetro. Embrulhe em papel manteiga ou plástico e leve ao congelador por várias horas. Retire o papel e corte em fatias finas com uma faca afiada. Coloque na assadeira, sem untar, distanciando-as um pouco umas das outras e asse em forno quente por dez minutos. Deve render mais ou menos 6 dúzias.

  Bolachinhas de Aveia         

Ingredientes
150 g. de margarina
150 g. de açúcar mascavo
200 g. de açúcar
2 ovos
150 g. de farinha de trigo
1/2 colher (de chá) de sal
1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 laranja (casca ralada)
350 g. de aveia

Preparo
Amasse bem a margarina, o açúcar branco e o mascavo.
Junte os outros ingredientes e misture bem.
Faça rolos de 5 cm. de diâmetro, embale-os em papel alumínio e leve para gelar no mínimo 2 horas (pode ser de véspera). Ao tirar do congelador, corte a massa bem fininha, coloque as bolachinhas em um tabuleiro untado e asse em forno moderado por 10 minutos.

  Bolachinhas de castanha

Ingredientes
200 g de castanha do Pará ralada
225 g de margarina
225 g de farinha de trigo
100 g de açúcar
200 g de maisena

Preparo
Amasse tudo e forme as bolachinhas redondas ou compridas. Arrume-as em um tabuleiro e asse em forno moderado por 8 minutos.(Cuidado, elas assam depressa). Ao tirar do forno, salpique açúcar por cima.

  Bolachas de coco
Ingredientes
1 coco ralado,
1 k de farinha de trigo
2 xícaras (de chá) de açúcar
1/2 xícara (de chá) de gordura vegetal,
1 colher (de sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Leite de côco

Preparo
Peneire a farinha de trigo, o fermento em pó, o açúcar e o sal, misture aos poucos os ovos e se a massa não estiver boa para abrir, use um pouco de leite de coco para que fique no ponto. Estenda com o rolo, corte com a borda de um copo e passe no açúcar cristal arrumando no tabuleiro untado. Asse em forno moderado por 30 minutos.

  Bolachinhas com geléia

Ingredientes
250 g de farinha de trigo
215 g de gordura vegetal
1 colher (de sopa) de açúcar
6 gotas de baunilha
Geléia para rechear

Preparo
Misture bem a farinha de trigo com a gordura vegetal e o açúcar, acrescente as gotas de baunilha. Amasse bem e deixe descansar por uma hora. Em seguida, abra com o rolo e corte com a borda de uma xícara de café. Unte um tabuleiro, arrume as bolachas e leve para assar em forno moderado por vinte e cinco minutos. Depois de esfriar, passe uma geléia do gosto e una-as aos pares, polvilhando com açúcar e canela.

  Bolacha Tania         

Ingredientes
100 g de gordura vegetal
2 ovos
1 xícara (de café) de óleo
1 copo de açúcar
1 colher (de sopa) de fermento em pó
1 colher (de chá) de essência de baunilha
1/2 k de farinha de trigo ( mais ou menos)

Preparo
Bata todos os ingredientes no liqüidificador, menos a farinha de trigo. Despeje em uma bacia, acrescente a farinha de trigo e vá mexendo com as mãos até desgrudar. Dê à massa o formato que quiser. Pincele com gema e passe no açúcar cristal. Arrume em um tabuleiro untado e asse em forno moderado até dourar.

           
  Biscoitos de caju

Ingredientes
200 g de gordura vegetal
1 copo de açúcar
1 copo de caju moído (não muito pequeno)
3 copos de farinha de trigo

Preparo
Misture todos os ingredientes, até que a massa fique lisa e dê o formato de meia-lua. Coloque na assadeira e asse em forno moderado até dourar. Ao retirar, polvilhe com uma mistura de açúcar e açúcar vanile, enquanto ainda quente.

  Pletsale

Ingredientes
250 g de margarina
3/4 de xícara (de chá) de açúcar
3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (de café) de fermento em pó
1 gema para pincelar

Preparo
Amasse bem todos os ingredientes e deixe descansar por 2 horas. Abra a massa, corte as bolachas e pincele com a gema. Asse em forno quente por 10 minutos.

  Rosquinhas de coco

Ingredientes
1 coco ralado
1 prato fundo de maisena
1 colher (de sopa) de gordura vegetal
1/2 prato fundo de açúcar
1/2 copo de leito de coco
2 ovos

Preparo
Amasse o açúcar com a gordura vegetal (ou manteiga), junte a maisena peneirada, em seguida os ovos e o coco ralado e misture bem. Caso a massa fique dura, acrescente o leite de coco; sove tudo muito bem e faça rosquinhas, arrumando-as num tabuleiro untado. Asse em forno moderado por 20 minutos.