Sua aula mais dinâmica
COMO TER UMA AULA MAIS DINÂMICA!
Decida um formato.
É necessário ter um pouco de rotina: ajuda as crianças a se
sentirem à vontade e anteciparem o que vem depois. Mas, você não precisa ser
rígido, nem fazer exatamente a mesma coisa todas as aulas. Varie as
brincadeiras, músicas, tenha datas especiais com uma estrutura de atividades
completamente diferente.
Por exemplo, o seu formato básico poderia ser assim:
Cumprimentos: diga "Bom Dia! Olá! Como vai?".
Cumprimente cada criança pelo nome, sorria, demonstre prazer em recebê-las.
Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de
cada criança dizer 'presente', para cada dia você terá um tema "hoje
quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor favorita".
Ou você pode ter um quadro onde cada um cola um adesivo ao
chegar.
Música: intercale cantos conhecidos com outros novos (se
você só usa cantos novos, as crianças se sentem frustradas; se você só usa os
mesmos, fica cansativo. Intercalar cantos que conhecidos com um ou dois novos,
é mais interativo).
Oração: é importante que as crianças se habituem a orar.
Alterne: as vezes um adulto ora; às vezes uma ou mais crianças oram. Faça
orações em círculo, de mãos dadas; individuais, cada um na sua; em silêncio ou
em voz alta.
Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira,
uma conversa... Mostre algum objeto que irá aparecer na história, pergunte
sobre as experiências das crianças sobre o tema da história (por ex.: quem já
foi pescar? no dia em que você vai falar da pesca maravilhosa)
Tema: pode ser por dia ou pode ser um tema por mês/bimestre
com várias histórias e atividades interligadas. É muito importante que você
escolha uma forma apenas para apresentar o tema: Conte a história ou faça um
jogo ou dinâmica, etc... Depois que você apresentar o tema, dê uma chance as
crianças de responderem, assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo.
Isso pode ser uma conversa ou como descrito abaixo.
Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê
oportunidade às crianças para que recontem a história nas suas próprias
palavras ou de que respondam ao tema com expressão artística. Veja mais sobre
isso nas Dicas "Como lidar com atividades artísticas" ou nos
Trabalhos Manuais.
Encerramento: com oração, bênção e envio. Você precisa
terminar o dia; é muito importante dar um fim claro às atividades, demonstra
respeito, não só a Deus e às atividades que você preparou como às crianças.
Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. É
neste momento que você conversa com os pais, diz a eles o que os filhos fizeram
durante o dia, elogia um bom comportamento e a participação. Dê uma atenção
também as crianças, diga que você gostou que elas vieram e que gostaria de
vê-los novamente no próximo domingo. Quem sabe algumas vezes você prepara um
suco com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das famílias.
Varie!
- Faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos
outros;
-Traga instrumentos musicais para as crianças acompanharem o
canto (chocalhos, triângulos e coquinhos todos podem usar);
- Traga um CD com o playback das músicas ou com a história
do dia;
-: Conte a história: usando fantoches; usando flanelógrafo;
usando objetos; usando livro; outra só com a sua voz e gestos.
-: Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou
com os pais e avós para contar a história);
-: Não conte história alguma: faça uma dinâmica de grupo ou
brincadeira que leve as crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o
texto bíblico quer dizer (isso funciona melhor com crianças acima dos 8 anos);
-: Promova uma festa, talvez com os pais junto. (fizeram
recentemente uma Noite do Pijama na minha comunidade e as crianças vieram para
uma atividade no fim da tarde de sábado; dormiram em sacos de dormir e
colchonetes no salão comunitário, com alguns pais e voluntários para tomar
conta; tomaram café da manhã lá mesmo e participaram do culto de domingo);
- Convide as crianças para orarem; Dê diretrizes: cada um
vai falar 'obrigada por...' e depois 'Deus abençôe...');
Envolva as crianças na bênção: existem inúmeras cantigas
simples e versinhos, como: "Deus te abençoe" - cada um coloca a mão
sobre a cabeça do vizinho; "Deus te proteja" - cada um coloca a mão
sobre os ombros do vizinho; "Deus te dê a paz" - as pessoas se
abraçam (se estiver fazendo isto em círculo, é só passar o braço na cintura do
vizinho e espremer o círculo em direção ao centro).
- Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais
difícil manter a atenção!) ou para a igreja, ou mesmo para a cozinha (desde que
não esteja sendo usada para mais nada).
Vá com calma!
Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo
dia. Escolha uma para cada encontro, ou escolha uma por mês para experimentar.
Use aquelas que você gostar com mais frequência, mas não tenha medo de testar
uma ou outra novidade.
Divida o trabalho
Faça um "banco de talentos" - descubra o que as
pessoas gostam de fazer. No nosso grupo de professores, duas são excelentes
músicas; outras duas são boas contadoras de histórias; uma terceira tem uma voz
doce que sempre acalma aquela criança que está chorando e as mais jovens tem
energia para correr e brincar! Faça um rodízio entre as pessoas; se você
trabalha em duplas, tente alternar as duplas.
Descubra também outras pessoas que podem ajudar na
comunidade. Um senhor da nossa igreja reformou as cadeiras pequenas e preparou
uma mesa na altura certa. Um artesão poderia fazer um flanelógrafo
(velcrômetro) ou um palco para fantoches; e outra pessoa poderia trazer e
cuidar das plantas em frente às salas de aula.
Ore, ore, ore...
__________________________________________________ _________
Nenhum comentário:
Postar um comentário