Seguidores

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

HISTÓRIA BÍBLICA INFANTIL A CURA DE BARTIMEU O CEGO DE JERICÓ

HISTÓRIA BÍBLICA INFANTIL A CURA DE BARTIMEU O CEGO DE JERICÓ.
FIZ O PERSONAGEM DE BARTIMEU E AS MASCARAS PARA VENDAR OS OLHOS DA CRIANÇAS NA HORA DA MINISTRAÇÃO DA HISTÓRIA COM EVA, PINTEI A CAIXA DE SAPATO COM  TINTA GUACHE 



Cego Bartimeu 


Jesus causava alvoroço por onde passava. Mesmo quando realizava suas curas maravilhosas e pedia que as pessoas não as relatassem a ninguém, elas não conseguiam ficar sem dar glória a Deus e contavam para todo mundo. Então deste modo por todos os cantos corria a sua fama. 

Quando esteve em Jericó não foi diferente. Havia naquele lugar um cego cuja cegueira era apenas uma privação dos sentidos, isto é, uma cegueira física e não espiritual, pois ao ouvir o barulho da multidão ao seu redor perguntou a um transeunte o que estava acontecendo. Respondeu-lhe o homem que todos se encontravam agitados daquela maneira por causa de Jesus que ali se encontrava. Podemos assim notar que o cego de Jericó tinha uma aguçada percepção espiritual, discernindo algo diferente que estava acontecendo ao seu redor.

Desta forma o cego prontamente começou a clamar:

“...Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Mc.10.47)

Primeiramente necessitamos entender o significado do verbo clamar, verbo de origem latina clamare, que quer dizer proferir em voz alta, gritar, implorar.

Citamos a seguir uns dos significados do verbo implorar, sinônimo de clamar, que mais nos chamam a atenção são:


-pedir com lágrimas ou em tom de súplica chorosa;
-pedir humildemente a ajuda de;
-solicitar com insistência.

Mas por que o significado deste verbo nos chama tanto a atenção? Talvez tenha sido por transmitir o sentido literal do que fez o cego de Jericó, ao estar tão próximo do salvador. Ele não se envergonhou, porém desceu ao pó, permitindo ao Eterno perceber a sinceridade do seu coração. 
A reação da multidão foi contrária a sua atitude, ela expressa uma forma de repreensão e censura para com o procedimento do cego de Jericó com Jesus.

É interessante ver que no texto de Mateus que temos dois cegos e não apenas um. Jesus realiza a cura de um cego na saída da velha Jericó (Mc. 10.46) e do outro na entrada da nova cidade de Jericó (Lc. 18.35).

No evangelho de Lucas no capítulo 18, Cristo nos ensina com que freqüência devemos orar ao Senhor e que nossas orações precisam ser produção de um coração contrito. Precisamos ser insistentes em nossas orações, como ensina Jesus na parábola do juiz iníquo e elas devem ser verdadeiras, como nos é ensinado na parábola do fariseu e do publicano.

Estas lições são colocadas em prática mais a frente na vida do cego Bartimeu, que insiste em ser atendido por Cristo mediante o seu clamor. Ele não se deixa intimidar pela força das circunstâncias ou pela oposição das massas, muito pelo contrário ao se sentir acuado pela multidão a sua volta para que parasse de clamar, grita mais alto, o seu brado é mais resistente a tentativa de calar sua voz, o que se pode notar no seguinte trecho deste texto de Marcos 10.48:
“...E muitos o repreendiam para que se calasse, ele, porém, gritava mais ainda...”

Também notamos em sua oração, uma singeleza nas palavras que utilizou. O cego de Jericó não fez uso de um vocabulário rebuscado com metáforas, hipérboles etc., porém falou com Jesus sobre o que ia em sua alma. Há uma passagem na Bíblia que diz que: não é pelo muito falar que seremos atendidos, mas na qualidade desse falar

A oração de Bartimeu é bem simples e curta. Ele não procurou tirar o atraso da oração, muito pelo contrário buscou ser sintético enfatizando o que realmente era importante pedir naquele momento em que orava, vejamos: 
“...Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Mc 10.47
“...Filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Mc. 10.48)
Mas o que deveria ser levado em consideração nestas orações? Devemos considerar a existência de uma invocação do nome de Jesus, um chamamento, Jesus é chamado para vir ter compaixão do cego. Bartimeu não busca resolver seu problema por si mesmo, mas sim deseja que Jesus o ajude, intercedendo pela intervenção deste em sua vida. O cego entende que carece de Jesus para resolver aquela questão. Podemos notar aqui que Bartimeu se humilha e reconhece a soberania de Deus, na figura de Cristo.

O que em nossos dias atuais tem tentado calar o nosso clamor a Deus? Serão as dificuldades do dia a dia? Será o nosso próprio eu? Ou serão nossas próprias limitações? A limitação de Bartimeu era sua cegueira física, porém isso não o impediu de ser abençoado pelo verbo em pessoa, Cristo.
Notamos que Cristo pergunta ao cego o que deseja que lhe seja feito. Que coisa estranha! É claro que Ele sendo o próprio Filho de Deus poderia curá-lo automaticamente, sem que houvesse esta necessidade. O Senhor Jesus desta maneira nos apresenta um Deus que se importa com as dores humanas, que busca ter intimidade com o homem e que procura fazer com que o ser humano através de seu pedido, interioriza a divindade como pai.
Afinal esta foi a marca distintiva entre o cristianismo e as demais religiões, pois o primeiro buscava apresentar a divindade bem mais próxima da humanidade, isto é, visando ter com o homem uma relação de pai e filho, bem mais chegada. Até então no mundo o homem da Antigüidade apenas conhecia as divindades como seres, coisas, essências ou objetos constituídos de poder sobrenatural, porém sem ter relação pessoal com ele. É na personificação do verbo que isto se realiza, é o próprio Jesus Cristo quem nos dá uma visão diferente de Deus.

A relação entre pais e filhos deve ser baseada no diálogo, na confiança, no amor e no carinho. Um filho que seja educado deste modo, com certeza confiará no pai e lhe pedirá tudo de que necessita, ele não temerá aproximar-se de seu pai pois sente-se a vontade para contar-lhe todas as suas necessidades. E o que vemos neste texto? Aqui Jesus apresenta o Deus Pai na realidade concreta da vida do cego Bartimeu, ao lhe perguntar o que desejava que lhe fosse feito. É óbvio que Jesus sabia qual era o desejo do cego, contudo fez com que ele o externalizasse, desenvolvendo nele uma dependência de Deus. Bartimeu é comparado a uma criança cuja relação com seu Pai é tão bom que ao pedir qualquer coisa a ele, possui a confiança de ser prontamente atendida. 

Será que temos nos colocado nas mãos do Senhor Jesus como fez o cego de Jericó? Creio que não, pois muitas das vezes nos achamos com capacidade de resolver nossos problemas e tiramos Deus da posição que lhe é devida em nossas vidas. Mas que posição seria essa? A resposta a essa pergunta é de que a posição do Senhor deve ser a daquele que ocupa o primeiro lugar e não o último. Nosso ego, portanto necessita ser amortecido para realmente nos encontrarmos sob o senhorio de Deus e podermos afirmar como o apóstolo Paulo: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.

Você pode contar a história mais ou menos assim:

 Fonte https://tiabialeal.blogspot.com/2017/07/

Crianças, vou contar uma história de um ceguinho que pedia esmolas na beira da estrada, ele morava em Jericó e se chamava Bartimeu.

 

Ceguinho é uma pessoa que não pode enxergar, tudo fica escuro.

 Como no buraco da fechadura.

Passe a caixa e fale para cada criança espiar o buraco da fechadura, mas alerte que não pode abrir a caixa e nem colocar o dedo no buraco da fechadura.

Depois que todas as crianças espiarem diga para elas que Bartimeu vivia assim ,tudo era escuro, para ele, assim como o buraco da fechadura é escuro.

Em seguida, peça para as crianças colocarem as vendas nos olhos, para elas entenderem ainda mais como era difícil ser cego.... Depois que elas colocarem as vendas, passe uma xícara com moedinhas dentro na mão de cada criança, assim elas entenderão como vivia o Bartimeu, sem enxergar e pedindo esmolas.

 

As crianças continuarão com a venda nos olhos, depois que a xícara passar na mão de cada criança, diga que Bartimeu começou a ouvir os passos da multidão. Fale para as crianças baterem os pés no chão, isto representará os passos.

 

E Bartimeu começou a gritar: Jesus filho de Davi, tenha pena de mim!Jesus filho de Davi, tenha pena de mim!

 

Explique para as crianças que Jesus ouviu Bartimeu e pediu que trouxessem o ceguinho para ele, então Jesus colocou as mãos nos olhos do ceguinho e ele ficou curado, pulando de alegria.

Em seguida, abra a caixa e mostre para cada criança o bonequinho do Bartimeu que está dentro da caixa.

Pegue as brincadeiras para esta história AQUI
Fonte do texto net
A IDEIA DA CAIXA PEGUEI AQUI:



2 comentários:

  1. Eu não entendi o sentido da caixa de sapato. Ela é usada pra que?

    ResponderExcluir
  2. Nivia a caixa é para colocar Bartimeu dentro.
    Veja o vídeo neste link como é contada a história.

    http://www.youtube.com/watch?v=7wYUN4365OI

    ResponderExcluir