Seguidores

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

LIÇÃO BÍBLICA INFANTIL DEUS ME PROTEGE NOITE E DIA

LIÇÃO BÍBLICA INFANTIL DEUS ME PROTEGE NOITE E DIA
FONTE OS BLOG: LivreAcessoEBD

                                                                                   
DEUS ME PROTEGE DA NOITE
I. Leitura Bíblica Êxodo 13.1-22 (Leia o texto na Bíblia)
II. De professor para professor
v  Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança não tenha medo do escuro.
v  A palavra-chave é “NOITE”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que Deus nos protege durante a noite.
III. Para refletir
Para o nosso fortalecimento espiritual, vamos meditar no versículo desta semana? Na lição, passamos apenas aquilo que uma criança do maternal é capaz de digerir em uma aula. Entre nós, porém, o alimento pode ser mais sólido. O versículo completo diz: “Porém eu cantarei a respeito do teu poder; de manhã louvarei bem alto o teu amor, pôs tu tens sido uma fortaleza para mim, um refúgio nos meus dias de aflição” (Sl 59.16). Vejamos o que a Bíblia de Aplicação Pessoal diz sobre este texto: “Esse cântico expressa a segurança na proteção continua de Deus. Mesmo sendo o Todo-Poderoso Deus cuida de nós. Nada o intimida. Nos braços do Pai Celeste estamos seguros. Nunca seremos grandes a ponto de não precisarmos do incansável cuidado e a proteção de Deus para com a nossa vida.
Deus é a nossa proteção! Ele tem cuidado de nós. Lembre-se: “É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem” (Sl 118.8).
IV. Conversando com o professor
v  Deus colocou as colunas de nuvem e de fogo como evidência da sua presença, do seu amor e do seu cuidado por Israel. A presença da nuvem e do fogo permaneceu entre eles até chegarem à terra prometida, quarenta anos mais tarde.
v  Os israelitas tinham a proteção de Deus durante sua caminhada no deserto. Professor, como povo de Deus também podemos contar com a mesma proteção. É preciso ter fé. A fé é a maior arma que existe na Terra. Mediante ela, todos os inimigos são derrotados. Mas, às vezes, o nível de fé vai diminuindo, passando a ser uma confissão vazia e aparente. Esse momento crítico é muito sério, pois passamos a ouvir as vozes falando para desistirmos. Nessa hora, precisamos tomar uma decisão — buscar mais a Deus. É hora de oração. É falando com Deus que as promessas são avivadas e o nível da fé é aumentado.
V. Sugestões:
Algumas perguntas às crianças:
(Continua na outra página.)
“Quem estava viajando a noite?”
 (R: O povo de Deus.)
“O que Deus enviou para guardar o povo durante a noite?”

(R: Ele enviou uma coluna de fogo.)

“Do que você tem medo?”

(R: A resposta é pessoal. Ouça com muita atenção as respostas para que você possa fazer a aplicação do ensino.)


“Quem nos protege?”

Recorde como Deus protegeu o povo de Israel no deserto, à noite: Deus ia adiante deles numa coluna de fogo, alumiando o caminho e afastando os perigos. Repita: À noite, enquanto você dorme Deus o protege.
Leve a classe a agradecer a Deus por sua proteção à noite. Faça a seguinte oração:
 “Papai do céu, a noite é tão escura! Mas eu não tenho medo, porque foi o Senhor quem fez o escuro. Muito obrigado por me proteger enquanto eu durmo. Em nome de Jesus, amém!”


                                                    
DEUS ME PROTEGE DE DIA
I. Leitura Bíblica Êxodo 13.17-22 (Leia o texto na Bíblia)
II. De professor para professor
v  Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é que a criança aprenda que Deus nos protege de qualquer perigo que nos ameace durante o dia.
v  A palavra-chave é “DIA”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que Deus nos protege durante o dia.
III. Para refletir
O Senhor ia adiante do seu povo em uma coluna, como presença da majestade divina. Aqueles a quem Deus leva a um deserto não serão por Ele abandonado, nem deixará que se percam ali, mais cuidará de guiá-los na travessia. Foi uma grande satisfação para os israelitas terem a segurança de estarem sob a direção divina. Aqueles que têm como objetivo glorificar a Deus, como determina a sua Palavra, e confiar no Espírito Santo como guia de seus afetos, e à providência de Deus como guia de seus assuntos, pode estar seguros de que o Senhor irá adiante deles, ainda que não possam ver: devemos agora viver por fé.
IV. Conversando com o professor
Com a maturidade, a criança, em geral, lida melhor com as situações difíceis. Tem medo do abandono, mas lida bem com a ideia de morte e faz perguntas diretas a esse respeito, especialmente se perde um amigo, parente ou animal de estimação, o melhor a fazer é ser honesto, mostrar que entende a sua dor, e deixá-la viver o luto. Com relação ao medo, ela mostra-se mais corajosa, mas ainda é perfeitamente razoável que ela procure o conforto da luz, a cama dos pais, e certificar-se de que há adultos por perto.
Como já tem idade para entender as consequências das brigas, a criança também pode ficar com medo de que o conflito entre seus pais termine em separação e divórcio. Muitas vezes ela pode se responsabilizar pelo conflito, culpando-se pelos problemas. Pode vir a achar que está em seu poder solucionar o conflito, que seu papel é manter a família unida, no que deve ser refutada pelos pais, já que esta tarefa é deles!”
V. Sugestões de perguntas:
 “Como é que Deus protege à noite seu povo?” (R: Isto mesmo! Durante a noite, Deus vai adiante deles numa coluna de fogo.) “Como Deus protege o seu povo durante o dia?” (R: Deus os protege com uma nuvem.) “O que você tem medo durante o dia?”
(R: A resposta é pessoal.)
Recorde como Deus protegeu o povo de Israel no deserto durante o dia: Deus ia adiante deles numa nuvem. A nuvem não os deixava sentir calor. Ficava bem fresquinho. Repita: Durante o dia, enquanto você brinca Deus o protege.

2 comentários:

  1. Lição abençoada e edificante, vou compartilhar esse tema no culto de oração. Mensagem poderosa do amor e cuidado de Deus, Por isso não devemos temer. Pois Deus está conosco sempre. Desejo a vc um ano novo cheio de realizações na presença do Senhor. Deus abençoe a sua vida e esse lindo ministério. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Amém! E que Deus abençoe a sua vida também. e o novo ano seja cheio de grande realizações em sua vida. bjs

    ResponderExcluir